Bonifácio Andrada: um homem além de seu tempo

Um precursor, ou no mínimo uma vanguardista: um homem além de seu tempo. Talvez sejam esses os melhores termos para se aplicar a figura do ex-deputado federal, professor Bonifácio Andrada. Seja como homem público, deputado em 14 legislaturas, estadual e federal, seja como idealizador e criador de diversas faculdades em todas as regiões de Minas Gerais.

Antes de muitos, percebeu potencialidades na educação como alavanca para o desenvolvimento pessoal, coletivo e social. Haja visto uma de suas mais conhecidas frases: “a educação promove o homem e é a garantia inalienável do seu futuro”. Em 1963, quando muitos do que estão lendo ou irão ler esta matéria, ainda não tinham nascido, ele criou em Barbacena a Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC, que mais tarde seria responsável, não apenas pela implantação de diversas faculdades em Barbacena, mas também em pelo menos outras 203 cidades do Estado, cobrindo praticamente todas as regiões de Minas.

Mas, o seu visionarismo e idealismo não se resumem àquele fato somente. Como secretário de Estado da Educação (1965), na gestão do então governador Magalhães Pinto, percebeu que era preciso descentralizar as ações educacionais, até então concentradas na capital mineira, Belo Horizonte, criou em várias cidades pólo, as Delegacias Regionais de Ensino, hoje Superintendências. Esse feito revolucionou o setor, dando mais agilidade e comodidade nas ações, além, claro, de trazer pra perto das pessoas o atendimento e muitas decisões, que só encontravam voz e vez em Belo Horizonte.

O mesmo fez, também como secretário, nas Secretárias de Estado da Justiça(1975), durante o governo Aureliano Chaves, e na Secretaria de Administração(1993), no governo Hélio Garcia, criando em diversos municípios as Defensorias Públicas e os Escritórios Regionais de Administração. Isso tudo há 30, 40, 50 anos, quando nem se discutia a descentralização, como nos dias atuais, ou mesmo se sabia da sua importância na vida da administração e do cidadão.  

Na vida pública, iniciou nos movimentos estudantis, já que presidiu o Departamento Estudantil da UDN e a União Estadual dos Estudantes UEE de Minas. A partir daí, não parou mais. Foi eleito vereador à Câmara Municipal de Barbacena, deputado estadual em 4 legislaturas e federal em 10. Fez da política um instrumento de desenvolvimento educacional, social e econômico dos municípios com forte influência no crescimento e valorização do ser humano. Como parlamentar, participou de grandes decisões da vida pública brasileira, com destaque em Minas, na presidência da Assembleia Legislativa ALEMG, e em Brasília, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Câmara dos Deputados, e foi um dos mais influentes constituintes, em temas de alta relevância para a sociedade. Além claro, de ser autor de inúmeros projetos de lei e participação em outras comissões da Câmara.

Com tantas atividades, ainda encontrou tempo para dar aulas e para a literatura. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas, na Universidade de Brasília – UNB, na então Escola Agrotécnica de Barbacena, hoje IFET, e na Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC. É autor de diversas obras nas áreas da educação, administração, ciência política e até de romance.  É membro da Academia Mineira de Letras.

Não há como negar, nem mesmo pelos que lhe opuseram na vida pública, que trata-se um homem além dos tempos, que tem um legado de serviços prestados a Minas e ao Brasil, que poucos, muito poucos, têm.  

Para tratar de fato de tudo o que ele fez e continua ainda fazendo, seja como homem público ou como educador, é preciso de um livro de muitas páginas. Muitos capítulos dessa obra certamente contará o feito da UNIPAC, uma instituição que já diplomou mais de 150 mil profissionais, empregou e emprega milhares de pessoas. Por tudo isso, a sua verdadeira marca, o seu legado está na vida das cidades e na vida das pessoas.

Breve histórico

Nasceu em Barbacena, Minas Gerais. Filho do Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada e de Vera Tamm de Andrada. É casado com Amália Borges de Andrada, de cujo o matrimônio tem oito filhos.  O Deputado Bonifácio de Andrada é descendente direto do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e, ainda bisneto do Conselheiro Lafayete Rodrigues Pereira, sobrinho neto do Presidente Antônio Carlos, representando a 5ª Geração de Parlamentares Brasileiros da Família Andrada, que de pai para filho servem o Parlamento Nacional desde 1821, com a interrupção apenas de 8 anos no século passado. Em 1996, comemoraram o centenário de atuação parlamentar na República”