A Operação “Alerta Verde” teve início esta semana em toda área de atuação da 2ª Companhia Independente de Bombeiros. O objetivo dela é prevenir incêndios nas vegetações da região.
Como medida preventiva, os bombeiros visitam os locais considerados vulneráveis e que apresentam grande área de vegetação e também lotes vagos onde orientam e conversam com os moradores, repassando folhetos, dicas e medidas preventivas para evitar esse tipo de ocorrência.
Na área de atuação do 3° COB que envolve o 4º Batalhão (Juiz de Fora) e 2ª Companhia Independente (Barbacena), no ano de 2020 no período de abril a setembro foram registradas 1744 ocorrências de incêndio em vegetação sendo que metade delas (51%) foram tipificadas como incêndios em lotes vagos, verificando-se então a necessidade de ações pontuais e principalmente as ações de cunho preventivo que são reforçadas ainda no período chuvoso (Fevereiro e Março).
Nesse contexto, as Unidades do CBMMG buscam parcerias com as prefeituras para somarem esforços para a solução desses problemas.
Segundo o Capitão Ricardo Cunha, Comandante da Companhia Operacional “É muito importante esse trabalho realizado pela Corporação, pois evitamos a ocorrência de incêndios e orientamos os moradores das medidas preventivas que deverão adotar, tais como: limpeza do lote, construção de aceiros e evitar o uso de queimadas, que podem fugir do controle, causando sérios prejuízos”.
Fonte: COBOM