A Prefeitura de Barbacena divulgou ontem (05) mais um boletim epidemiológico da situação da dengue na cidade. De acordo com esse documento, Barbacena já confirmou 149 casos da doença e houve um óbito em decorrência da dengue no município.
Ainda de acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 281 casos foram notificados, sendo que 37 exames deram negativo e 95 estão em investigação. Além disso, a suspeita de chikungunya foi descartada na cidade e não há nenhum caso nem dessa doença nem de zika em Barbacena.
Contudo, os dados apresentados pela Prefeitura divergem daqueles relativos à Barbacena apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo o Painel de Monitoramento de Casos, Barbacena já confirmou 206 casos de dengue até 5 de fevereiro, 57 a mais do que o que consta no boletim municipal.
Segundo a Prefeitura, os dados fornecidos pelo município à população são os que estão corretos e a Assessoria de Comunicação não soube explicar o motivo dessa inconsistência. Em contato com a SES-MG, nossa equipe foi informada de que a secretaria vai apurar o caso e retornar sobre o que está acontecendo, porém, até o momento, não tivemos resposta.
Independente do número exato de casos de dengue, a alta incidência da doença fez com que fosse decretada Situação de Emergência em saúde pública em Barbacena. Entre as medidas para conter o avanço da doença está a força tarefa realizada ontem (05) nos bairros Santa Maria e Nove de Março, incluindo o Parque de Exposições. Segundo Andressa Guedes, diretora de vigilância em saúde, outros bairros também receberão o mutirão para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
Com informações da Prefeitura de Barbacena e da SES-MG