BH é a capital que mais consumiu bebidas alcoólicas em 2021

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, Belo Horizonte é a capital que mais consumiu bebidas alcoólicas em 2021.

Levando em consideração um período de 30 dias, 25,20% dos moradores de BH consumiram mais de quatro doses de bebida alcoólica, é o que aponta o levantamento. A segunda colocada no ranking é Vitória (ES), com 23,28%, seguida por Cuiabá (MT), com 23,17%.

Em contrapartida, a capital que menos consumiu bebidas alcoólicas, segundo a pesquisa foi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul com apenas 12,8%.

O consumo, contabilizado na pesquisa, levou em consideração o sexo dos moradores. Dessa forma, para as mulheres foi considerado o consumo de quatro ou mais doses, enquanto para homens a contagem partiu de cinco ou mais doses.

Mesmo considerando o sexo, BH continua na liderança do ranking do consumo de álcool entre os homens, com 36,21%. Já entre as mulheres, a capital mineira aparece em quarto lugar. O primeiro lugar fica com Florianópolis, em Santa Catarina, em que 17,55% das mulheres se encaixam no perfil do estudo.

Helian Nunes de Oliveira, psiquiatra e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), não existe nível de consumo seguro de álcool e que este é um dos maiores problemas de saúde no Brasil e no mundo, já percebido nos hospitais em BH. 

O professor afirma que as demandas nas urgências, nos consultórios, nos hospitais da capital aumentaram perceptivelmente que gera um quadro danoso e com grande vulnerabilidade não só para o indivíduo como também família e comunidade.

O álcool no organismo, segundo Helian, gera efeitos colaterais cognitivos, como ansiedade e depressão, e físicos, como lesões no fígado, estômago, intestino, além de cardiopatias alcoólicas. Por isso seu consumo deve ser em baixas doses, é o que afirma o professor. 

Fonte: G1