Barbacenense publica artigo em revista marítima

O barbacenense, Fabrício Robson de Oliveira teve seu artigo intitulado: Utilização das Ilhas de Trindade e Martim Vaz como Ponto Avançado de Vigilância; Segurança e Defesa Nacional publicado na Revista Marítima Brasileira (RMB), publicação oficial da Marinha do Brasil (MB) fundada em 1851, sendo a revista marítima mais antiga do mundo em atividade; tendo sua publicação trimestral e editada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), possuindo conceito Qualis da Capes.

O artigo aborda a importância da Segurança e Defesa do país, direcionando a atenção para a fronteira marítima – a Amazônia Azul Brasileira. Observado a imensidão das águas jurisdicionais e sua importância; ele foca na utilização das ilhas de Trindade e Martim Vaz (extremo leste do Brasil), como um ponto estratégico para a manutenção da Soberania, destacando a necessidade de o Estado Brasileiro investir em Vigilância, Segurança e Defesa em seus limites além-mar, pois são pontos focais de rotas marítimas, comunicação, entre outras inúmeras riquezas.  

Apesar de fazerem parte do território nacional, grande parcela da população desconhece a existência e/ou não sabem nada sobre estas e outras ilhas estratégicas brasileiras, como por exemplo o Arquipélago São Pedro e São Paulo.

O autor frisa que a Defesa e Segurança do Atlântico Sul é de suma importância, e para isso, a sociedade brasileira deve conhecer e Valorizar a Amazônia Azul; ela pertence a todos os brasileiros; além disso; é de grande relevância discutirmos ainda mais, qual deve ser a posição do Brasil naquele espaço de disputas geopolíticas e oceano política crescentes.

O artigo submetido em agosto de 2021; consta na última edição da Revista Marítima Brasileira no volume 142, número 10/12 de 2022 que foi publicada no dia 10 de fevereiro de 2023 e pode ser adquirida em formato físico pelo site www.revistamaritima.com.br e estará disponível para download gratuito após 12 meses de sua publicação.

Fabrício Robson de Oliveira é Especialista em Direito Internacional; Bacharel em Direito; Pesquisador em Segurança e Defesa, além de formação Técnica em Enfermagem.