A jovem Barbacenense, Monalisa Teixeira, que mora na Itália desde 2019, defendeu sua tese de mestrado neste ano, apresentando a obra ‘Vozes da Loucura’, que ganhou boa repercussão e está na editora. A campanha de arrecadação é para arcar com o custo de 150 cópias da primeira edição. O material e todas as outras despesas de publicação ficam por conta da editora.
A escritora foi diplomada mestra pela Universidade de Bologna, ao apresentar uma dissertação nota 5, em avaliação de 4 pontos e 1 extra para trabalhos excelentes. Sua trajetória acadêmica iniciou aos 19 anos, quando ingressou no curso de letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ainda na instituição mineira, Monalisa teve contato com a língua italiana, considerada próxima da portuguesa. A paixão foi instantânea e a fez abandonar a ênfase na língua alemã, com os estudos voltados à literatura.
Em 2017, a escritora ganhou uma bolsa de estudos para ir estudar na universidade italiana de Bologna e por lá ficou 6 meses. Após voltar para o Brasil em 2018, concluiu o bacharelado em letras – italiano. Porém, este já não era mais o lugar de Monalisa. Logo em 2019, ela já retornou ao país europeu, dessa vez para fazer um mestrado:
“Vim durante o verão para me preparar pra prova de seleção que aconteceria em setembro de 2019. Fiz a seleção e fui aprovada, voltei pro Brasil, fiz toda a parte burocrática de visto e me mudei pra cá em outubro”, explicou.
Ao optar pelo mestrado em literatura, ela já estabeleceria trabalhar com a obra “L’arte della gioia” da escritora Goliarda Sapienza, embora não soubesse sob qual perspectiva abordá-la:
“Então decidi unir esse livro a outros dois que tinham uma protagonista ‘louca’ , analisando e comparando por estilo de escrita, período histórico e possível distúrbio mental da protagonista”.
A mãe de Monalisa, Maria do Carmo Pedro, residente de Barbacena e funcionária da Unipac, Instituição de ensino de grande renome em Minas Gerais, conta que Monalisa, desde muito jovem, sempre buscou ser independente, seja vendendo bombons, produzindo peças em biscuit ou dando aulas particulares.
“Ela sempre “deu seu jeito” para conseguir o que queria sem a minha ajuda. Para mim é um orgulho assistir a caminhada da minha menina, galgando seus passos, sozinha, em outro país. Ela tem muita coragem. Esta campanha para a publicação do livro, outro sonho dela, é mais uma forma dela buscar por seus objetivos “à sua maneira”, e eu, enquanto mãe apoio através da divulgação aos amigos, familiares e conhecidos, que também contribuem, seja pela divulgação ou doação ao projeto. Cada um ajuda da maneira que pode e nós, eu e ela, somos imensamente gratas a cada amigo que, como vocês, abraçaram a causa e, ao meu lado, estão apoiando este sonho. ”
Para aqueles que desejam contribuir, basta acessar o link . O valor total da arrecadação é de € 2.235, o equivalente a R$11.096.