Barbacena atingiu a marca de 4.170 casos de dengue em 2024. Os dados são do Boletim Epidemiológico de segunda-feira (15), divulgado pela Prefeitura Municipal. Segundo o documento, no período de 7 dias, foram confirmados 765 casos da doença na cidade, uma alta de aproximadamente 22,5%.
Por outro lado, segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o número de óbitos segue estável. Atualmente, são três mortes confirmadas pela dengue e três em investigação. Também há estabilidade nos casos de chikungunya, com duas confirmações neste ano. Além disso, não há casos de zika na cidade.
A Prefeitura divulgou também quais são os bairros com maior incidência de dengue. Segundo o documento, os bairros João Paulo II, Grogotó e São Pedro já registraram mais de 200 casos da doença cada. Existem também 12 bairros com mais de 100 confirmações de dengue cada um. Por outro lado, o bairro Roman segue sem casos confirmados.
Já entre os distritos, todos registraram pelo menos um caso de dengue. Os locais onde a doença está mais frequente são Correia de Almeida, onde já houve 79 confirmações, e o Guarani, onde já foram confirmados 69 casos da doença neste ano.
Entre as medidas adotadas pela Prefeitura está a circulação do fumacê costal em um raio de 150 metros de locais onde houve confirmação de dengue. Conforme o cronograma, o inseticida passa hoje (16) no bairro Caminho Novo, amanhã (17) no Guarani, na quinta (18) do Grogotó e na sexta (19) do bairro do Campo. Esse cronograma será atualizado semanalmente.
Com informações da Prefeitura de Barbacena e da SES-MG
Imagem: Tua Saúde