Barbacena e São João del-Rei estão na categoria “B” do Mapa do Turismo Brasileiro

Um estudo feito pelo Ministério do Turismo, chamado de Mapa do Turismo Brasileiro, inclui 68 cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. O objetivo do estudo é avaliar os municípios conforme a infraestrutura e investimento no setor.

Municípios como Juiz de Fora, São João del-Rei, Barbacena e Muriaé aparecem na categoria “B”  do mapa enquanto Cataguases, Leopoldina, São João Nepomuceno e Ubá aparecem na categoria “C”.

Ao todo, no Brasil, 2.542 municípios fazem parte do estudo e possuem alguma atividade turística ou de hospedagem. Só em Minas, são 567 cidades cadastradas, o estado com maior número de municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

Dividido entre categorias de A a E, classificados pelo desempenho da economia no turismo como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, apenas Poços de Caldas, Uberlândia e a capital Belo Horizonte estão na Categoria “A” do mapa nacional.

O objetivo do estudo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

O cadastro de municípios pode ser feito a qualquer momento, entretanto estes precisam atender a alguns critérios. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos, assim como é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, além de regularizações em instância governamental.

Fonte: G1