Com a medida haverá toque de recolher a partir das 20h e somente serviços essenciais serão permitidos
Na tarde desta quinta-feira (11), após uma reunião convocada pelo Secretário de Saúde de Estado de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, ficou decidido que todas as regiões irão entrar na Onda Roxa do Plano Minas Consciente a partir deste sábado (13), inclusive Barbacena e outras 50 cidades da macrorregião.
Participaram da reunião secretários de saúde, prefeitos e outros representantes da gestão em saúde. Na Onda Roxa, há toque de recolher durante a noite e só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado.
Ainda, de acordo com o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral Tavares, a regressão para a Onda Roxa perdurará por 15 dias com o objetivo de reduzir a taxa de contágio da Covid-19.
Atualmente, Minas Gerais tem 946.556 casos confirmados de coronavírus e 20.087 óbitos em razão da doença. Na última semana, houve um aumento de 5% no número de infectados e mortes na pandemia.
Situação em Barbacena
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta tarde, quinta-feira (11) pela Prefeitura de Barbacena, a ocupação de leitos na cidade já passa de 75%, mas informações extraoficiais, por pessoas ligadas aos hospitais da cidade, já não tem mais leitos disponíveis.
Nas últimas 24 horas, 31 casos e mais um óbito por Covid-19 foram confirmados. A cidade tem agora 3.933 casos confirmados e 90 mortes. Estão em isolamento domiciliar 468 pessoas, 14 estão hospitalizadas confirmadas com a doença e outras seis estão internadas com suspeitas do vírus.
De pessoas de cidades da região que procuraram atendimento em Barbacena, 255 foram confirmadas com o vírus, 21 estão hospitalizadas e 66 faleceram.