Barbacena confirma caso suspeito de varíola dos macacos

A Prefeitura Municipal de Barbacena confirmou na noite desta segunda-feira (08) que existe um caso suspeito de varíola dos macacos na cidade. O relato aconteceu na última quinta-feira (04).

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou, na última sexta-feira (05), que Barbacena está entre os municípios mineiros com casos suspeitos de varíola dos macacos. Conforme o boletim, a cidade tem um caso suspeito da doença.

Em nota, a Prefeitura afirma que: “Na última quinta-feira (04/08), foi registrado em Barbacena um caso suspeito da Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O caso suspeito foi levantado após um atendimento particular, em que foi coletada amostras das lesões e encaminhada ao laboratório de referência, no caso a Fundação Ezequiel Dias (FUNED-BH) e aguarda o resultado.

A paciente em questão tem 39 anos, do sexo feminino, sem comorbidade e sem contato com caso suspeito ou confirmado. Neste tipo de situação a recomendação recebida é orientação em relação ao isolamento, o monitoramento dos contatos e acompanhamento diário pela Atenção Primária de Saúde (APS) de referência.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (Sesap) informa que a paciente apresenta apenas lesões cutâneas e assim que obter o resultado do exame, que descarta ou confirma o caso, trará mais informações”.

Além do caso suspeito em Barbacena, também existem casos suspeitos em Juiz de Fora (5), Ubá (2), Lima Duarte (1) e Viçosa (1). Dois casos da doença já foram confirmados na região, sendo um em Juiz de Fora e outro em Cataguases.