Na última semana foi comemorado o Dia Nacional das Apaes. Essas mais de 2.100 instituições espalhadas por todo o país atuam na promoção, articulação, ações de defesa de direitos, prevenção, orientações e apoio à família direcionado à pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Segundo Eliana Tafuri Dornelles, Coordenadora de ações pedagógicas da Apae de Barbacena, a instituição é de extrema importância para a sociedade. “A Apae representa muitas pessoas, devido a todo trabalho realizado com competência e dedicação em suas ações de saúde, assistência social e educação.”, declara.
Ainda segundo a coordenadora, a instituição tem lutado de forma constante para obter apoio e visibilidade na sociedade. “Nos faltam recursos suficientes para atender toda a demanda reprimida em fila de espera. Para minimizar essa situação, é preciso a contratação de profissionais capacitados para a formação de mais equipes interdisciplinares para que nós possamos avaliar as pessoas na lista de espera e direcioná-las para os atendimentos que forem necessários.”, esclarece.
Samara Dornellas, é mãe da Maria Cecília, criança atendida pela Apae há cerca de três anos. Para ela, a instituição mudou a vida de sua filha. “A Apae é um lugar fundamental para as crianças. O trabalho da equipe fez toda diferença na vida da minha filha.”, conta.
Com a chegada do final de ano, a Apae de Barbacena criou uma campanha que está arrecadando alimentos para cerca de 250 famílias atendidas pela instituição e que se encontram em situação de vulnerabilidade. Todo e qualquer alimento não perecível pode ser entregue na instituição, que fica localizada na rua Treze de Maio, nº320, centro, de 7h às 16h30 de segunda a sexta-feira.