Entre os dias 23 e 29 de maio, Barbacena registrou apenas quatro casos confirmados de dengue. A taxa equivale a um aumento de 3,74% com relação à semana passada. Conforme o boletim divulgado ontem (31) pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), Barbacena tem 111 casos confirmados da doença.
O índice significa que o ritmo de crescimento da dengue na cidade diminuiu nesta semana. Na semana anterior, entre 15 e 23 de maio, Barbacena tinha apresentado uma alta de 40,79% nos casos de dengue.
Até o momento, foram feitas 324 notificações de dengue em Barbacena. Desse total, além das 111 confirmações, 136 casos ainda estão em investigação e 77 casos apresentaram resultado negativo para o vírus. A cidade também registrou um caso de chikungunya em 2023. Atualmente, não existe nenhum caso em investigação nem de zika nem de chikungunya na cidade.
A dengue, a zika e a chikungunya são doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Por isso, é importante combater o mosquito, evitando água parada e mantendo os ambientes sempre limpos. As pessoas que apresentarem sintomas como dor no corpo, febre e dor de cabeça, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Com informações de Prefeitura de Barbacena