O órgão foi acionado por meio de contato telefônico no dia 11/01 para verificar uma situação, realizando a vistoria imediatamente. No local a equipe verificou duas residências localizadas em uma área mapeada como sendo de médio risco geológico (deslizamentos).
Na noite do mesmo dia, a solicitante informou ao órgão que foi acordada por um grande estrondo durante a madrugada, observando que parte do muro nos fundos de sua residência havia desabado. No local, a Defesa Civil constatou colapso estrutural com desabamento de um muro de contenção, parte da área de serviço, telhado, entre outros indícios que comprometiam a estrutura, com ameaça iminente de soterramento na residência logo abaixo.
Diante da situação crítica, a Defesa Civil interditou imediatamente os imóveis, removendo prontamente as famílias do local, que receberam apoio da Secretaria de Assistência Social através do aluguel social.
Após as chuvas do dia 14, toda a estrutura da varanda desabou sobre a residência que ficava abaixo. O trabalho da Defesa Civil, Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais e demais equipes envolvidas salvou a vida de sete barbacenenses que foram removidos do local antes que uma tragédia maior acontecesse.
Dessa forma, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através do (32) 3693-8501 sempre que notar alguma anormalidade no local.
Fonte: Prefeitura de Barbacena