Desde o dia 13 de março, Barbacena está inserida na Onda Roxa do Plano Minas Consciente. Esta fase é a mais restritiva do plano, que possui toque de recolher durante a noite e só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos.
Uma das principais discussões, não só em Barbacena, mas em todo o País é a respeito do fechamento dos comércios classificados como não essenciais. Ontem, quinta-feira (18), na Sessão Ordinária da Câmara Municipal o vereador, Professor Filipe Luís dos Santos, levantou essa questão.
O vereador explicou como os comerciantes estão preocupados, alguns entrando em falência e outros que tiram de seus comércios o seu sustento. “Enquanto a gente fica brigando sobre abre e fecha comércio deveríamos estar cobrando das autoridades competentes, seja a nível estadual ou federal, um auxílio para esses pequenos e médios empresários”, disse o vereador.
Sobre o assunto, o vereador Professor Filipe, ainda explicou a importância dos comércios, uma vez que são os responsáveis por girar a economia. Ele apoia o auxílio para os empresários não fiquem expostos aos riscos do novo coronavírus.
Ao final de sua fala, o vereador pediu para que a população se conscientize e alertou para o que vem acontecendo nos últimos dias. O crescente número de óbitos, a taxa de ocupação de 90% de leitos UTI Covid-19 em Barbacena e também em todo o País, onde a situação se agrava cada vez mais.