Vereador Thiago Martins quer CPI da saúde em Barbacena

O prefeito Carlos Du deve enfrentar a primeira CPI de seu governo. Na sessão da Câmara Municipal, desta quinta-feira, 18, realizada de forma on-line, o vereador Thiago Martins informou aos vereadores que deixou na Casa um documento para colher assinatura de seus pares objetivando abertura de uma CPI para apurar possíveis irregularidades no sistema de vacinação no município. Thiago justificou seu pedido diante das inúmeras denúncias de fura fila, o que é considerado ilegal e pode implicar em crime de responsabilidade.

“As denúncias são claras de pessoas que fizerem partes de quadros de hospitais e são denúncias muito graves. Não podemos deixar esse tipo de coisa passar em branco, isso se trata de crime. Peço aos senhores a colaboração para que assinem e possamos dar maior transparência ao município e cobrar. Que de fato esses nomes sejam levados à justiça e que sejam tomadas as devidas providências”, disse o vereador Thiago Martins. Ainda ressaltou que se trata de uma investigação.

Alguns vereadores se manifestaram favoráveis e apoiaram a iniciativa. O vereador Glauber Milagres, por exemplo, usou a palavra para declarar o seu apoio e o do seu partido. “Eu e meu partido, através de meu colega vereador Sandro Heleno estamos com você nesta empreitada. Precisamos sim investigar se houve alguma irregularidade na saúde no município”, destacou ele, entre outras coisas.

Ontem, quinta-feira (18), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) liberou para a imprensa uma nova lista com mais de 1,8 mil trabalhadores da área da saúde que foram vacinados contra a Covid-19 no interior de Minas Gerais. No documento estão presentes nomes de 96 servidores de Barbacena.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, o que está sendo feito em relação ao caso está no âmbito do nível central da SES. Sendo assim, a SRS segue as mesmas normas. Porém, em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES) diz que cada prefeitura “é responsável por operacionalizar sua campanha de vacinação”. Ou seja, a vacinação de servidores de uma superintendência regional depende do município onde ela está localizada.

Veja a lista completa dos servidores vacinas em todo o Estado, clique aqui.

Exclusivo: Mais de 90 nomes de servidores em Barbacena aparecem na lista que será alvo de CPI dos “Fura-fila”