Câmara convoca Secretário Municipal de Saúde para explicar vacinas e recursos para Covid-19

Por se tratar de convocação, Arinos Brasil é obrigado a comparecer ao plenário. Requerimento de convocação foi aprovado na terça-feira, 16.

A Câmara Municipal de Barbacena aprovou na terça-feira (16) a convocação do Secretário Municipal de Saúde, Arinos Brasil, para que ele preste esclarecimentos ao plenário sobre temas ligados às políticas de enfrentamento do Covid-19 no município. Entre elas, cronograma de vacinação, denúncia de fura fila e como anda a aplicação dos recursos financeiros disponíveis nos cofres municipais para gastos com Covid-19. Os vereadores também querem saber quanto de dinheiro tem em caixa e qual é a programação de investimentos futuros.

Por se tratar de convocação, Arinos Brasil é obrigado a comparecer à Câmara, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência “sem justificação adequada”, disse um vereador. O requerimento de convocação foi apresentado pelo vereador Glauber Milagres e aprovado por 13 votos favoráveis e 01 contrário. O presidente da Casa não vota neste caso. Arinos tem 15 dias para agendar a sua ida à Câmara. Ele é o primeiro secretário do governo Carlos Dú convocado pela Câmara.

Segundo apurou a reportagem junto a alguns vereadores, eles dizem ser urgente que a Câmara e, consequentemente a população, tenha conhecimento de casos de fura fila da vacina na cidade, caso tenha ocorrido, e também sobre os recursos financeiros aplicados e disponíveis para conter a proliferação do Covid no município. “A situação é grave, além das vidas perdidas, que é o mais grave, dos atuais casos de Covid-19 e novos que possam surgir, temos a questão do comércio que não suporta mais fechar as portas. Se tiver dinheiro em caixa, é preciso comprar vacinas para vacinar a maioria da população, preservando vidas e colocando a cidade próximo à normalidade, com as devidas precauções e medidas sanitárias cabíveis, é claro”, enfatizou o vereador Glauber Milagres.