Barbacena amanhece com 100% das vagas de UTI para Covid-19 ocupadas

Barbacena amanhece nesta sexta-feira, 12, com 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 nos hospitais da cidade. A partir de amanhã, sábado, 13, o município e a macrorregião com mais 50 municípios entra na Onda Roxa, que sugere quase um lockdown. Apenas serviços essenciais serão autorizados e a partir das 20h haverá toque de recolher.

A reportagem apurou que o Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (IMAIP) e a Santa Casa de Misericórdia já atingiram 100% da ocupação de leitos de UTI para Covid-19. Já no Ibiapaba o número gira em torno de 80%. É fato que a ampliação de leitos é urgente, contudo há falta de espaço físico, equipamentos e profissionais no mercado. Os profissionais que atuam na linha de frente reforçam sobre o isolamento e que a população se conscientize.

Segundo disse um profissional de saúde, é urgente que medidas rigorosas sejam tomadas para que a situação não se agrave ainda mais. “É necessário que as autoridades ajam com rapidez para evitar o caos na saúde no município, tendo em vista que Barbacena além de atender sua população, recebe também pacientes de pelo menos 15 municípios da microrregião”.

Na Onda Roxa, há toque de recolher durante a noite e só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado.

Pouco mais de 9 mil vacinas foram administradas na cidade até o momento para uma população de aproximadamente 140 mil habitantes. Apenas idosos a partir de 85 anos e profissionais da saúde foram vacinados e, somente, os idosos de 90 anos já receberam a segunda dose da vacina. De acordo com a estratégia definida pela Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena (Sesap), a partir da próxima semana, quarta-feira (17), receberão a primeira dose os idosos de 80 a 84 anos ou mais.

Confira a relação das outras 50 cidades com onda roxa na macrorregião:

Alfredo Vasconcelos; Alto Rio Doce; Antônio Carlos; Barroso; Bom Sucesso; Capela Nova; Caranaíba; Carandaí; Casa Grande; Catas Altas da Noruega; Cipotânea; Conceição da Barra de Minas; Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Coronel Xavier Chaves; Cristiano Otoni; Desterro de Entre Rios; Desterro do Melo; Dores de Campos; Entre Rios de Minas; Ibertioga; Ibituruna; Itaverava; Jeceaba; Lagoa Dourada; Lamim; Madre de Deus de Minas; Nazareno; Ouro Branco; Paiva; Piedade do Rio Grande; Piranga; Prados; Queluzito; Resende Costa; Ressaquinha; Rio Espera; Ritápolis; Santa Bárbara do Tugúrio; Santa Cruz de Minas; Santa Rita de Ibitipoca; Santana do Garambéu; Santana dos Montes; São Brás do Suaçuí; São João del Rei; São Tiago; São Vicente de Minas; Senhora de Oliveira; Senhora dos Remédios; Tiradentes.