Desde novas, as mulheres aprendem que o ginecologista é o médico que irá acompanhá-las durante toda a vida. Mas o mastologista também tem um papel muito importante para a saúde da mulher. Em entrevista para o programa 93 em Dia, no quadro Santa Dica, a mastologista Mariana de Almeida Belo, do Santa Saúde explicou um pouco sobre o que é a mastologia e qual a importância da área.
A mastologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas. Segundo a médica mastologista Mariana Belo, o médico da área tem o poder de atuação no tratamento das doenças das mamas, sejam elas benignas ou malignas, como o câncer de mama. “Além do atendimento ambulatorial, que envolve exame clínico das mamas, orientações às pacientes e avaliação de exames de imagem, o mastologista também realiza procedimentos cirúrgicos para tratamento das patologias das mamas. O mastologista pode ainda realizar exames de imagens, como ultrassom de mamas, realizar biópsia de mama guiada por imagem, quando treinados para tais procedimentos”, explica.
Sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama, Mariana explica que é dever do mastologista enfatizar a importância da prevenção para que seja possível identificar lesões iniciais do câncer de mama que muitas vezes não são percebidas na palpação das mamas. “A identificação de lesões precoces, permitem tratamentos menos agressivos, cirurgias mais conservadoras e, consequentemente, maior sobrevida às pacientes com diagnóstico do câncer. É recomendado, pela Sociedade Brasileira de Mastologia, que a mulher que apresente risco habitual para o câncer de mama, realize a mamografia como exame de rastreio. É o exame de escolha, capaz de identificar mais precocemente as lesões. Este exame deve ser realizado na faixa etária a partir dos 40 anos de idade e anualmente,” ressalta.
A mastologista atende no Santa Saúde desde de 2020. Para os que desejam buscar uma consulta com a médica, ela atende todas as quintas-feiras, a partir das 8h. Basta ligar para o Santa Saúde: 3339-2446.