Verão: Dermatologista Natália Scaldini dá dicas para uma pele saudável

Piscina, sol e picolé. Sem dúvidas o verão é uma das estações mais gostosas do ano. Porém, nesse período, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Isso porque a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas.

Segundo a dermatologista Natália Scaldini, a principal recomendação de cuidado com a pele no verão é se proteger do sol. “Evite se expor ao sol entre dez horas da manhã e três horas da tarde, porque neste horário o sol está mais incidente e as radiações solares podem provocar o desenvolvimento de câncer de pele. No horário que for sair ao sol, é necessário o uso de protetor solar com fator de proteção acima de 30, sempre 15 minutos antes de sair. Reaplique o filtro de três em três horas. Se possível, recomendo também a utilização de boné ou chapéu”, orienta.

A dermatologista explica que os principais problemas causados pela exposição solar são alguns dos cânceres de pele e lesões precursoras desses cânceres, as doenças que o sol desencadeia ou agrava, manchas na pele e o próprio envelhecimento cutâneo.

Natália afirma, por fim, que no verão é necessário manter a pele sempre hidratada porque ela é a nossa barreira de proteção contra os agentes do meio externo, e, ao mantê-la hidratada, essa barreira se mantém íntegra. “Beba água e outros líquidos durante o dia, evite banhos quentes e demorados, não lave rosto com água quente do banho, evite o uso de buchas, use hidratante após o banho com a pele ainda úmida e tenha o cuidado de sempre usar no rosto um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Uma alimentação balanceada contribui muito para manter a pele saudável. Lembre-se de usar o filtro solar diariamente e não se esqueça de reaplica-lo”, conclui.