2021 está logo aí, e a chegada de um novo ano é uma oportunidade para renovar as promessas e estabelecer metas, tanto pessoais quanto profissionais. Praticar uma atividade física, mudar de profissão, abrir o próprio negócio e melhorar o relacionamento com o próximo são alguns exemplos. Porém, segundo alguns estudos, menos de 8% dos brasileiros conseguem cumprir as metas estabelecidas para o novo ano.
A psicóloga barbacenense, Isabela Trindade diz ser natural esse momento, o qual somos tomados pela esperança do novo e a pensar no futuro com esperança. “O que pode acontecer nesse processo, é que, muitas vezes, tomados por essa empolgação do novo ciclo, a gente acaba por fazer planejamentos muito idealizados, sem considerar a realidade de colocar esses objetivos em prática no dia-a-dia. Uma das principais razões de muitas pessoas não conseguirem seguir com suas metas e objetivos traçados no início do ano é a forma como ela faz esse planejamento. É preciso observar se esses planos estão conectados com a própria realidade e se consideram o dia-a-dia da pessoa ou não.”
A psicóloga conta que para pensar em objetivos reais são necessários cinco passos. “O primeiro passo é criar metas que tenham conexão com você e que não sejam apenas uma imposição que vem do lado de fora. O segundo é pensar pequeno. Isso significa dar passos menores agora para alcançar grandes conquistas mais para frente. Ou seja, pensar em pequenas coisas que você pode começar a fazer desde já, pouco a pouco. O terceiro passo é entender que tudo na vida é um processo, uma jornada que leva tempo. Isso vai ajudar a lidar com a ansiedade que pode aparecer. O quarto é não se esquecer de ser gentil com você mesmo ao longo do processo e não se cobrar além da conta, porque também é importante desfrutar dessa jornada. E o último passo é partir para ação. Planejar é muito importante, mas só ação gera realização.”, orienta.
Isabela conta que quem vai estabelecer os indicadores de que uma meta está sendo alcançada é a própria pessoa. “Se pergunte: ‘Esse planejamento é para que? Qual o meu objetivo? Como vou saber que alcancei esse objetivo?’. Esses indicadores não são apenas quantitativos mas também qualitativos. Por exemplo, a pessoa pode definir que até o final do ano quer aprender o nível intermediário de inglês. Mas para além disso, ela pode pensar assim: ‘Quando eu alcançar essa meta, vou estar mais preparado para uma entrevista, vou me sentir mais confiante e menos ansioso’. Ter essa imagem em mente é de grande-valia e pode servir de motivação durante o processo.”, concluiu.