Santa Casa de Barbacena recebe equipe do Projeto Lean nas Emergências

No último dia 3, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena recebeu uma equipe do Projeto Lean nas Emergências, que realizou um diagnóstico detalhado a partir de dados coletados nos meses de setembro e outubro, com o objetivo de identificar os principais gargalos no fluxo de atendimento, com foco em compreender os fatores que contribuem para os atrasos e sobrecarga das unidades. A análise incluiu a avaliação dos setores mais impactados e as causas primárias da superlotação.

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Oswaldo Cruz (SP), e tem como principal objetivo enfrentar a superlotação em unidades de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. A iniciativa, que utiliza a metodologia Lean para otimizar processos e recursos, já apresentou resultados expressivos desde sua implantação.

Entre os avanços alcançados, destacam-se a redução no tempo de espera pelo atendimento, o aumento da rotatividade de leitos, a melhoria na qualidade dos serviços prestados e a diminuição do tempo médio de permanência dos pacientes. Além disso, foi promovida a construção coletiva de Planos de Contingência, envolvendo equipes multiprofissionais para garantir soluções eficazes e sustentáveis.

O Projeto Lean nas Emergências segue como uma referência nacional para a melhoria da eficiência no sistema de saúde público, mostrando que a gestão estratégica pode transformar a realidade de milhões de pacientes.

Imagem: Santa Casa de Misericórdia de Barbacena