Barbacena permanecerá na Onda Amarela, porém com restrições mais severas

Está previsto que seja publicado ainda nesta sexta-feira (18), um documento que prevê restrições mais severas no comércio de Barbacena, contudo este decreto pode ser revogado se o número de leitos para COVID-19 estiver acima da capacidade.

O Governo do Estado, nesta quinta-feira (16), incluiu a macrorregião Centro-Sul na onda vermelha. Barbacena, que pertence à região Centro-Sul, decidiu permanecer na onda amarela, mas criando um decreto com diversas restrições. Em vídeo divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Barbacena, Marcilene Dornelas, Secretária Municipal de Saúde, justifica a opção por permanecer na onda amarela.

Veja algumas determinações que podem ser publicadas no decreto:

Bares, lanchonetes e restaurantes

Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes ou lanchonetes. Somente o serviço de delivery está autorizado pelas novas normas. Distribuidoras, supermercados e comércio varejista em geral, podem vender desde que não seja consumido no local.

Música ao vivo, estão proibidos em bares e restaurantes. No mesmo contexto, também os jogos como sinuca, totó e futebol de mesa estão proibidos, sob o argumento de que há excessiva manipulação de objetos. O funcionamento dos estabelecimentos fica restrito até o horário das 22h, com tolerância de atendimento para fechar a conta em 30 minutos. Neste caso estão incluídos também os traillers, pizzarias, lanchonetes e os ambulantes de alimentação.

A disposição das mesas, nos estabelecimentos seguirá distanciamento mínimo de dois metros, ficando ainda proibida a colocação de mesas nas calçadas. Os copos e utensílios são obrigatoriamente descartáveis.

Salões de Beleza, Barbearias e Academias

Fica limitado ao máximo de cinco pessoas, ao mesmo tempo, nas academias. Após o uso do equipamento de ginástica ele deverá ser higienizado e um intervalo mínimo de 45 minutos entre cada grupo.

Nos salões de beleza e barbearias deverão priorizar o atendimento de, no máximo, duas pessoas por vez, observando ainda um intervalo entre os atendimentos para que o ambiente seja higienizado.

A sugestão é que os clientes sejam previamente agendados, para evitar aglomerações, mesmo que seja numa eventual fila de espera. Cada pessoa, antes de ser atendida, terá sua temperatura aferida e, caso apresente temperatura acima de 37,5ºC ou sintomas gripais, não deverá ser atendida.

Comércio em Geral

A recomendação principal é que cada ponto de comércio mantenha o atendimento a um cliente a cada 10m², controlando o acesso para evitar aglomerações.

Clique aqui para acessar o vídeo da explicação da Secretária Municipal de Saúde.