Demora no atendimento na UBS Santo Antônio deixa morador revoltado

Sentindo forte dor de cabeça há três dias, o morador do bairro Santo Antônio, Giovani Henrique, foi até a UBS, preocupado com consequências mais graves. Ele entrou em contato com a reportagem da 93 FM e contou a indignação que sentiu com o atendimento que recebeu na UBS Santo Antônio.

“Levou uma hora para me atenderem e o atendimento não durou nem dois minutos. A enfermeira me orientou a voltar no outro dia, passar pela triagem, que acontece entre 7h e 8h que eu seria avaliado e uma consulta seria agendada com um médico”, explicou Giovani. Além disso, ele conta também que, no bairro, esse tipo de reclamação é constante.

Após o acontecido, o morador procurou um médico particular para realizar o atendimento. A consulta seguiu normalmente, o médico passou os remédio necessários, conferiu os exames do paciente e Giovani pode voltar para casa mais tranquilo.

O morador contou que em 2022 ele passou por outro problema, mas na UBS São Pedro. “Eu tive um problema de hipertensão e lá também esperei mais de uma hora, e na hora de receber o atendimento me falaram que eu devia procurar a minha UBS por que não atendiam pessoas de outros bairros.”

Giovani conta que fica indignado com essa situação. “Uma pessoa que passa mal em outro bairro não pode ser atendida pela UBS? Eu não entendo. O que a Secretaria de Saúde tem feito?”, questionou. “Se uma pessoa está passando mal, independente do bairro, ela tem o direito de ser atendida. A Secretaria e a Prefeitura deveriam rever esse tipo de situação”, concluiu.

A secretária de Saúde de Barbacena, Sinara Campos, garantiu a presença de médicos nas UBS do São Francisco e Santo Antônio e pede que a população denuncie qualquer irregularidade no atendimento  para a ouvidoria do município para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

“Formalize na ouvidoria esse tipo de situação para que possamos apurar a conduta, se foi certa ou não, e dar ao cidadão a garantia de ter o atendimento prestado”, explicou a secretária.