Criança barbacenense diagnosticada com macrocrania precisa de uma ressonância

Uma criança barbacenense de 2 anos foi diagnosticada com macrocrania, que designa tamanho de cabeça muito acima do normal para idade e sexo. Geralmente é diagnosticada em recém-nascidos ou durante a infância. Segundo o que consta no pedido médico, o menino Lourenço precisa com urgência de uma ressonância magnética. Os pais foram em busca de ajuda na Secretaria de Saúde do município para tentar fazer o exame pelo SUS, mas, desde o dia 28 de abril, estão aguardando na fila para terem a liberação do exame.

A mãe da criança, Daniela Gonçalves contou que a criança faz acompanhamento com diversos profissionais, e que em uma consulta o neurologista observou que a cabeça da criança estava aumentando. “Ele viu que ele está com um aumento na cabecinha devido a medida do perímetro cefálico. E conforme o acompanhamento, o médico chegou a conclusão de que é uma macrocrania congênita. E por causa desse aumento, ele fez o pedido de ressonância”, explicou ela.

Daniela relatou também que há quatro meses procurou os órgãos competentes para conseguir esse exame pelo SUS, só que a própria atendente falou que por ser um exame de alto custo ele demora muito. “Nós não temos condições de pagar essa ressonância e ficamos muito preocupados por causa da demora. E a gente gostaria dessa ajuda. Porque ficamos preocupados por ele ter 2 anos e às vezes ele fica irritado, chora muito e a gente fica preocupado sem saber o que é”, finalizou a mãe.