Segundo o reitor do UNIPAC, Dr. Fábio Afonso Borges de Andrada, “a nota máxima na avaliação do UNIPAC como Centro Universitário de referência nacional demonstra o compromisso da instituição em proporcionar uma educação de altíssima qualidade”
O Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC acaba de receber nota 5 do Ministério de Educação, conceito máximo atribuído pelo MEC na avaliação de instituições de ensino. O UNIPAC recebeu visita dos avaliadores nesta semana para o processo de recredenciamento e foi comunicada nesta sexta-feira, 30, sobre a nota máxima de qualidade. Isso comprova a qualidade e excelência do ensino oferecido pela instituição. Segundo critérios do MEC, dentro da pontuação de 1 a 5, nota 5 significa que a instituição e seus cursos são de alto nível, servindo como referência para demais organizações de educação. Os critérios avaliados incluem, por exemplo, qualidade das instalações físicas, qualificação do corpo docente, satisfação dos estudantes e responsabilidade social.
”A nota máxima na avaliação do UNIPAC como Centro Universitário de referência nacional demonstra o compromisso da instituição em proporcionar uma educação de altíssima qualidade, transformadora e inovadora. Nossa conquista deve ser dedicada primeiramente aos nossos alunos, razão de nossa existência, aos pró-reitores, diretores, coordenadores de cursos, professores e funcionários administrativos. É um reflexo direto do incansável trabalho de nossas equipes”, disse o reitor Dr. Fábio Afonso Borges de Andrada.
Recredenciamento universitário é uma verificação periódica e tem como objetivo confirmar ou negar a competência de uma instituição para oferecer cursos em nível superior. Os avaliadores do MEC são professores e especialistas em educação superior e o tempo que permanecem no Centro para elaborar o parecer varia de acordo com o tipo de checagem. Para recredenciamento, por exemplo, a visita dura em média três dias.
60 anos de história
A história das Faculdades da Fundação Presidente Antônio Carlos/FUPAC e do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos/UNIPAC, teve início em 1963, quando o então deputado e professor Bonifácio Andrada apresentou um projeto de lei que, aprovado, deu origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A Instituição, por lembrança do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos em 1965. Era o nascimento da FUPAC/UNIPAC que mais tarde se tornaria uma das maiores instituições de ensino superior do país, hoje subdividida em Centro Universitário e Faculdades isoladas.
O Centro Universitário abrange os campi de Barbacena e Juiz de Fora. São dezenas de cursos de graduação nas modalidades presencias e ead, pós-graduação, ensino fundamental, médio e cursos técnicos gratuitos. Neste ano de 2023, a instituição completa 60 anos de história. O presente chegou em forma de nota máxima, o mais alto reconhecimento do MEC para chancelar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino do país.