Para celebrar os 70 anos da televisão, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lançou o Memorial da Televisão Aberta Brasileira na sexta-feira, dia 27. No museu virtual, é possível navegar entre as sete décadas da televisão brasileira e ver 700 fotos, 28 vídeos e mais de mil itens que fizeram parte de cenários, estúdios e programas de televisão.
Por conta da pandemia, a ABERT resolveu criar essa alternativa virtual para celebrar as datas comemorativas e conseguir ampliar o público, já que não é preciso estar presencialmente em São Paulo, Rio ou qualquer outra cidade para ter acesso ao museu.
Cada sala conta a história de cada uma das sete décadas e o visitante pode interagir com vídeos, fotos e textos de cada item destacado. O começo da televisão com a TV Tupi de Assis Chateaubriand nos anos 50, a visita à Lua e a nave da Xuxa são alguns dos destaques. Além do destaque por década, fica disponível nesta sexta-feira uma playlist com as trilhas de todas as novelas do acervo do Memorial.
A montagem online permitiu que um pouco do estilo de cada programa fosse representado nas salas e homenagens a Chacrinha, Hebe Camargo, Ayrton Senna, Gugu Liberato e Tom Veiga, intérprete do Louro José e mais 2000 figuras que contribuíram para a história da televisão. Além dos programas mais tradicionais, há também espaço para os reality shows, fenômeno dos anos 2000 que faz sucesso até hoje. Para ter acesso ao museu, basta acessar o site: memoria.abert.org.br/exposicao-virtual/.