A Escola Municipal “Lia Salgado” emitiu nota nesta segunda-feira, 06, informando que o retorno das aulas no estabelecimento de ensino foi adiado para o dia 13 de fevereiro, diferentemente de todo o restante da rede municipal, que teve o início das aulas nesta segunda-feira. O comunicado pegou os alunos e pais de surpresa, pois estava programado para o ano letivo começar hoje.
Há ainda outra questão que vem incomodando a comunidade escolar da Lia Salgado, já que, além de iniciar as aulas com uma semana de atraso, os alunos serão deslocados para outro estabelecimento municipal de ensino, a Creche da Escola Municipal José Felipe Sad, que fica no bairro Santa Cecília, bem distante do bairro Padre Cunha. O comunicado, entretanto, não explica nem os motivos nem o prazo de duração desta mudança.
A reportagem apurou extraoficialmente que a motivação da transferência se deu devido às condições precárias da estrutura da Escola, que deverá passar por reformas urgentes. A mudança provocou revolta da comunidade escolar, já que o início das aulas foi precedido de dois meses de férias. “É um absurdo o que estão fazendo com a gente. Tiveram tempo suficiente para preparar a escola para o início das aulas. E só agora que constataram que o prédio não tem condições de receber os alunos. É no mínimo uma brincadeira”, desabafa uma mãe.
Outro ponto levantado por familiares dos alunos é a questão do transporte. “Não tenho conhecimento de linha de ônibus que faz a ligação dos dois bairros. Estamos falando de crianças menores. Como vai acontecer esse deslocamento?” diz indignado um pai.
Além disso, em 2022, a Prefeitura de Barbacena realizou duas licitações para reformas e/ou ampliações em mais de 20 escolas e creches do município, mas, surpreendentemente, não incluiu a Escola Lia Salgado. A Secretaria Municipal de Educação até o momento não havia se manifestado sobre o assunto.