A Secretaria de Saúde confirmou nesta quinta-feira (05), por meio de exames laboratoriais, a morte de uma jovem de 23 anos por meningite do tipo C em Ouro Preto. A jovem faleceu no dia 26 de dezembro e, antes de ser transferida para a unidade de saúde de Ouro Preto, estava internada em uma cidade vizinha.
Segundo Isabela Guimarães, secretária-adjunta de saúde de Ouro Preto, a jovem não foi vacinada contra a doença. “Existem três tipos de agentes etiológicos causadores dessa doença. No caso da jovem, a contaminação foi ocasionada pela bactéria neisseria”, afirmou. Entre 2021 e 2022, outras duas pessoas morreram devido à doença em Ouro Preto.
A faixa etária para vacinação contra meningite foi ampliada até fevereiro pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas (SES-MG). Desde novembro, jovens de 16 a 30 anos, estudantes universitários e técnicos e profissionais da saúde e da educação foram convocados como público-alvo de imunização contra a meningite tipo C. Além disso, a importância da regularização do cronograma vacinal também foi reforçada pela SES-MG.
Isabela Guimarães explica que, de acordo com o calendário nacional de vacinação, o imunizante meningocócica C é indicado para crianças entre três e cinco meses de idade, com dose de reforço aos 12 meses de idade. Já a vacina meningocócica ACWY, atualmente está disponível para adolescentes entre 11 e 14 anos.
Para que o diagnóstico seja feito de forma precoce, é preciso procurar uma unidade médica assim que os sintomas da doença (febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômito) apareçam.
Fonte: Itatiaia e Agência Minas