As classificações para as quartas de final da Copa do Mundo 2022 já estão terminando e alguns matemáticos se arriscam a fazer previsões sobre qual seleção vence o torneio.
Uma empresa britânica possui um modelo de análise de dados chamado Opta que, com base em inteligência artificial, calcula a probabilidade de cada seleção vencer os jogos.
Os dados são atualizados diariamente conforme o avanço dos jogos. Até a data de hoje (06), o Brasil aparece como favorito entre as seleções que ainda estão na competição. Mas a posição é ocupada pela seleção desde o início da copa.
Até o momento, o Brasil tem 27,6% de probabilidade de vencer o torneio, segundo modelo computacional. O segundo colocado é a Argentina (17,4%), com mais de 10% de diferença. Essa seria a terceira vitória da seleção argentina em Copas do Mundo.
A colocação da Argentina foi a que apresentou as maiores mudanças no gráfico. A equipe do jogador Lionel Messi chegou a 6,6% de chance de vencer o campeonato ao perder para a Arábia Saudita por 2 a 1, mas se recuperou nos jogos seguintes.
Em terceira posição está a França (14,7%) seguida por Inglaterra (12,8%), Holanda (9%), Espanha (8,3%), Portugal (5,4%), Croácia (2,9%), Suíça (1,1%) e Marrocos (0,9%).
As previsões são feitas com base nos resultados das partidas entre vitórias, empates e derrotas, além da força do adversário.
Fonte: BBC News