Alunos do CEEEMAR realizam trabalhos artesanais em projeto escolar

Os alunos do Centro Estadual de Educação Especial Maria do Rosário (CEEEMAR), com o auxílio da professora Aline de Fátima Araújo, realizaram trabalhos de artesanato que estão inseridos no projeto de oficinas. Foram desenvolvidas técnicas com sucatas, fitas, isopor, pintura em tecido, pulseirinhas com miçangas, pedras artesanais, tapetes e outros.

As oficinas são atividades complementares ofertadas nas escolas especiais e têm como finalidade o desenvolvimento das aptidões, habilidades e competências dos estudantes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), mediante atividades práticas e laborativas nas diversas áreas, visando ao seu desempenho profissional para uma vida em sociedade.

Além disso, as oficinas pedagógicas se constituem em um importante instrumento de ensino-aprendizagem e se caracterizam como uma estrutura metodológica aberta, dinâmica, teórica e prática. Nesses espaços ocorrem trocas de saberes, vivência de situações concretas e significativas, além de proporcionar a apropriação e a construção de conhecimentos de forma ativa. Também, através deste trabalho é possível desenvolver nos alunos, sua criatividade, arte de criar, talento e autoestima.

“O mais gratificante deste trabalho é ver a capacidade de criação de cada criança independente de suas limitações. Isso é fabuloso e eles sem sentem felizes, produtivos e valorizados”, finaliza a assistente social, Pollyanna Souza Dezolt.