Aconteceu ontem (25), o lançamento da trilogia de livros “O Brasileiro”, escritos pelo barbacenense Silvério Ribeiro. Os livros retratam um romance que aconteceu na época da Independência do Brasil.
Segundo o escritor, ele criou personagens fictícios para que eles interajam com os personagens reais da história. O personagem principal se chama José Antonio que nasceu no Arraial da Igreja Nova da Borda do Campo, antiga denominação de Barbacena. “Tudo se passa em torno da Borda do Campo no primeiro livro. O personagem José Antônio se apaixona pela escrava do seu avô, mas ele também se envolve com os inconfidentes e acaba indo para a França. Depois, ele vai estudar em Portugal e passa a integrar a corte de Dom João VI e se torna, inclusive, o espião do rei. Depois de alguns anos ele se torna o principal escudeiro da Imperatriz Leopoldina. E aí, todo o enredo acompanha o processo histórico da Independência do Brasil”, conta.
Silvério conta que Barbacena é retratada primeiro através da Praça dos Andradas, onde era a casa do avô do personagem principal. “No livro I o personagem principal participa da inauguração da Vila de Barbacena. Ele acaba saindo da cidade, mas ele sempre retorna pra cá, então, Barbacena aparece muito no livro.”
O lançamento do livro aconteceu ontem (25), porém os exemplares só começarão a ser vendidos na próxima segunda-feira, dia 31, na Livraria Bernadete. Além disso, na primeira semana de novembro o livro será disponibilizado em e-book.