Veja dicas para reduzir a ansiedade do início da semana

A noite de domingo é conhecida como o momento de maior ansiedade pela chegada da segunda-feira. Isso acontece, geralmente, quando se enfrenta muitos deveres e problemas ao longo da semana, sejam profissionais ou pessoais.

Casos como esses são sinais para rever o que é importante e entender o que está acontecendo em suas relações. Para auxiliar no processo, confira cinco dicas que te ajudam a encarar melhor o início da semana.

  1. Encare as responsabilidades com outro olhar.

Dissociar uma tarefa comum e transformá-la em uma meta significativa ajuda a desenvolver a ideia de importância. Um exemplo é ao preparar a comida para família. Apesar de esse ser um serviço de casa, promove bem-estar e uma alimentação de qualidade. 

Pensar em demandas como parte de sua identidade pode também ser bastante significativo. Mas atenção aos limites, entender que somos humanos e não conseguimos fazer tudo é importante para determinar escolhas e reduzir a ansiedade em relação ao controle de tempo.

  1. Criar rotinas também faz parte do processo.

Ter em mente o que deve ser feito faz com que os processos sejam automatizados e assim conseguimos concentrar em outras tarefas e o stress é reduzido. Um exemplo simples desse processo, é colocar as chaves sempre no mesmo lugar, dessa forma não perde tempo, ou se estressa, procurando-as antes de sair de casa.

Em casos de atividades variadas, uma dica é montar semanalmente uma rotina adaptando-se às atividades e horários do que ainda está por vir. 

  1. Não precisamos fazer tudo sozinhos.

Pedir ajuda é bom para compartilhar as responsabilidades. Delegar funções faz com que ninguém fique sobrecarregado e aumenta a autoestima de quem ajuda por ter a oportunidade de contribuir. 

  1. Para gerenciar o tempo, adicionar eventos dedicados aos outros à agenda aumenta o bem-estar e energia. Ajudar na cozinha de abrigos ou campanhas de arrecadação são bons exemplos para começar.
  2. Priorizar atividades também é fundamental. Fazer coisas bem feitas é mais importante do que a quantidade de coisas a serem feitas. O ideal é encontrar aquilo que se adapta à sua rotina. 

Fonte: Forbes