Se você sonha em morar em uma ilha na Itália, sua chance pode ser essa. A ilha de Sardenha está oferecendo 15 mil euros, aproximadamente 75 mil reais, para quem se mudar para lá.
Apesar dos belos cenários da ilha paradisíaca, a região vem enfrentando uma queda no número da população rural, uma vez que os jovens locais se mudam para o exterior. Para tentar resolver este problema, o governo reservou 45 milhões de euros para o subsídio de realocação, o suficiente para cobrir 3 mil subsídios.
O dinheiro parece bom demais para ser verdade, mas existem algumas ressalvas. Para ser elegível você precisa se mudar para um município da Sardenha, com uma população inferior a 3 mil pessoas.
O dinheiro deve ser usado para comprar ou reformar uma casa. O auxílio não pode exceder metade do custo da casa, e nem sempre o governo vai entregar toda a quantia de 15 mil euros.
Os beneficiários devem morar na propriedade em tempo integral e devem se registrar para residência permanente na Sardenha, 18 meses após a chegada.
O motivo da ilha estar oferecendo dinheiro para as pessoas se mudarem é que a população italiana está envelhecendo. Este é um problema grave nas áreas rurais do país. O presidente da Sardenha, Christian Solinas, disse que o esquema incentiva jovens a permanecerem ou se mudarem para a ilha.
Ele explica que: “Não pode haver crescimento sem uma real valorização dos territórios, do interior e das zonas mais desfavorecidas… Criamos as condições para que os jovens decidam ficar e desenvolver o tecido econômico dos territórios mais frágeis”.
Fonte: Exame