As eleições deste ano terão 28 mil candidatos. Esse foi o número de registros recebidos pela Justiça Eleitoral até às 19h de ontem (15), prazo limite para as inscrições das candidaturas.
Os dados foram atualizados às 19h21 e estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, administrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números ainda não estão consolidados e podem sofrer nova atualização.
O maior número de candidaturas foi para o cargo de Deputado Estadual, com 16.161 registros. Também existem 10.258 candidaturas a Deputado Federal. Além disso, 231 pessoas disputam o cargo de senador. São 223 candidatos a governador e 12 a Presidente da República. Em ordem alfabética, os candidatos a presidente são:
- Ciro Gomes (PDT);
- Constituinte Eymael (DC);
- Felipe D’Avila (Novo);
- Jair Bolsonaro (PL);
- Léo Péricles (Unidade Popular–UP);
- Lula (PT);
- Pablo Marçal (Pros);
- Roberto Jefferson (PTB);
- Simone Tebet (MDB);
- Sofia Manzano (PCB);
- Soraya Thronicke (União Brasil);
- Vera (PSTU).
Em Minas Gerais foram 10 candidatos ao cargo de governador. São eles:
- Cabo Tristão (PMB);
- Carlos Viana (PL);
- Indira Xavier (UP);
- Kalil (PSD);
- Lorene Figueiredo (PSOL);
- Lourdes Francisco (PCO);
- Marcus Pestana (PSDB);
- Renata Regina (PCB);
- Vanessa Portugal (PSTU);
- Zema (Novo).
Com o recebimento dos pedidos, as solicitações de candidaturas serão publicadas pelo TSE. Em seguida, será aberto prazo de cinco dias para que candidatos e partidos adversários e o Ministério Público Eleitoral (MPE) possam impugnar os pedidos.
O próximo passo será o julgamento do registro pelo ministro que foi sorteado para relatar o processo, que deverá ser julgado até 12 de setembro.
Os candidatos não precisam estar com os registros aprovados para iniciarem a campanha eleitoral, que começa hoje (16).
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.
Fonte: Agência Brasil e TSE