Pesquisas apontam que 2% da população mundial sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou o TOC. Este distúrbio mental é um tipo de ansiedade, no qual a pessoa tem obsessões ou compulsões na rotina.
As obsessões são pensamentos, ideias ou até mesmo impulsos que invadem a consciência. Normalmente são acompanhadas de sentimentos de medo e culpa. Algumas obsessões comuns são limpeza, simetria, acumulação de objetos, imagem corporal ou até mesmo atos violentos.
A compulsão é quando uma obsessão se transforma em comportamento físico, voluntário e repetitivo, como lavar as mãos, checar mais de uma vez se as portas e janelas estão trancadas ou repetir certos “rituais” no dia a dia.
Muitas pessoas podem apresentar essas compulsões e obsessões e não perceberem, por isso é importante entender se esses hábitos estão relacionados a pensamentos negativos.
Alguns comportamentos comuns entre pessoas com TOC, que podem servir de alerta são:
– Sujeira ou possibilidade de se contaminar com germes te preocupa;
– Esfregar as mãos com força quando acha que elas estão sujas;
– Não tocar em superfícies como maçanetas ou corrimãos;
– Verificar se portas e janelas estão trancadas diversas vezes;
– Dificuldades em jogar objetos fora;
– Ter pensamentos que te fazem sentir culpado ou inapropriado.
Se você perceber que tem alguns desses sintomas é interessante procurar um médico, para que ele identifique, faça um diagnóstico e indique as melhores direções de tratamento.
Fonte: Pfizer