Taxa de desemprego cai 9,3% e trabalho informal chega a 40%

A taxa de desemprego no segundo trimestre de 2022 caiu para 9,3% no Brasil. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa taxa é a menor do período desde 2015, quando o índice ficou em 8,4%.

Comparado ao trimestre anterior, os dados indicam uma queda de 15,6% nessa taxa, o que representa 1,9 milhão de pessoas. Mesmo com a queda, o desemprego ainda afeta  10,1 milhões de brasileiros.

Neste mesmo período, o número de brasileiros ocupados bateu recorde. Segundo os dados do IBGE, são 98,3 milhões de pessoas nesta situação no Brasil. Porém, a taxa de trabalhadores na informalidade é de 40% da população ocupada.

Esse índice é o maior da série histórica e indica um aumento dos trabalhadores informais. Ao todo, 39,3 milhões de brasileiros trabalham informalmente. No trimestre anterior o número era de 38,2 milhões. São considerados trabalhadores informais aqueles que não têm carteira assinada, trabalhadores familiares auxiliares e também quem trabalha por conta própria sem CNPJ.