Estudantes do ensino médio conquistaram duas medalhas de ouro na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior, mais antiga e prestigiada competição estudantil do mundo. Um dos medalhistas foi o mineiro Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte.
Pela primeira vez, o time brasileiro conquistou duas medalhas de ouro na mesma Olimpíada. Além disso, os jovens também trouxeram para casa uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.
A IMO 2022 se iniciou no dia 6 de julho em Oslo, capital da Noruega, e a cerimônia de encerramento foi realizada na sexta-feira (15). Esta é a primeira versão presencial do IMO após dois anos de competições virtuais devido à pandemia de Covid-19. Ao todo, 589 estudantes de 104 países participaram dos Jogos Olímpicos. Este ano, o Brasil terminou em 19º no geral, à frente de França, Espanha e Áustria.
Além de de Marcelo Machado Lage, o paulista Olavo Paschoal Longo também conquistou uma medalha de ouro. Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro, ficou com a prata. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia, e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo. João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza recebeu uma menção honrosa.
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, parabenizou os alunos. “Nossos representantes na IMO 2022 e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que promove a participação do Brasil, estão de parabéns por este excelente resultado, que demonstra a força do talento matemático entre os nossos jovens!”.
Com informações de Notícia Boa