A partir de hoje (01), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), referente ao ano de 2021, será o documento válido para comprovar a regularidade do veículo durante as fiscalizações de trânsito. Portanto, proprietários de veículos registrados em Minas devem ficar atentos se a documentação está em dia.
O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, explica que durante a abordagem é preciso apresentar a habilitação válida e o CRLV referente ao ano de 2021, seja em formato digital quanto em formato digital ou impresso em papel comum, entretanto não é preciso apresentar o comprovante de pagamento dos tributos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é considerado uma infração gravíssima, gerando multa de R$293,47 e sete pontos na carteira, além disso o veículo será levado para o pátio credenciado até a regularização.
Para checar a regularidade do CRLV, o proprietário do veículo pode acessar o site do Detran, onde é possível realizar outras consultas como a verificação de débitos, emitir as guias para pagamento de impostos como Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas.
Fonte: Agência Minas