O terceiro caso de raiva humana em Minas Gerais foi confirmado nesta terça (26) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O infectado foi um garoto de cinco anos, que morreu no último dia 17 de abril. Segundo a pasta, ainda que a criança não apresenta quaisquer sinais de mordida do morcego, a investigação foi realizada devido à proximidade geográfica em relação aos dois primeiros casos confirmados da doença no estado, na zona rural de Bertópolis, no Vale do Jequitinhonha/Mucuri. Amostras foram coletadas e enviadas para exames laboratoriais durante o período.
De acordo com a secretaria, o caso segue em investigação epidemiológica para identificação das circunstâncias do contágio.
O primeiro caso trata-se de um adolescente, de 12 anos, que morreu no dia 4 deste mês. A segunda confirmação, feita no dia 19, se deu também em uma paciente de 12 anos, após notificação no dia 5. A jovem está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece internada e fazendo tratamento para a doença. Ambos os casos se relacionam à mordedura pelo mesmo morcego.
Outro caso em investigação
Um possível quarto caso está em investigação na área rural de Bertópolis, depois de uma notificação da SES-MG no dia 21 de abril. Dessa vez, uma menina de 11 anos, que apresentou sintomas inespecíficos, como febre e cefaleia e, por causa do parentesco com o segundo caso confirmado, foi notificada como suspeita e encaminhada a um hospital. No local, foram coletadas amostras laboratoriais. A paciente segue em leito clínico, estável e em observação.
Fonte: Itatiaia