Apesar da grande repercussão nas últimas semanas, o Ministério da Saúde afirmou que não irá mudar o status da covid-19 de pandemia para endemia, o que deve acontecer, segundo o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, são alterações no estado de emergência em saúde pública de importância nacional (Espin).
A expectativa é de mudança nos próximos dias, entretanto, em palestra no STM (Superior Tribunal Militar), nesta quarta-feira (30), o ministro comparou a situação atual com um avião prestes a pousar. “É preciso conduzir o avião para pousar com tranquilidade, com ajuda da torre. É nesse cenário que nós estamos: de começar a flexibilizar medidas sanitárias e pousar o avião com segurança”
Ainda de acordo com o ministro, a função de estabelecer a duração da emergência sanitária e reconhecimento do estado pandêmico é feita somente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), portanto, não compete ao governo brasileiro converter o status de pandemia e endemia.
Entre as mudanças realizadas, está a não obrigatoriedade de realização de testes RT-PCR para viajantes que venham de fora do Brasil e apresentem o comprovante de vacinação. A princípio a medida seria regulada em 1º de maio, segundo sugestão, mas o governo pretende adiantar a data.
O fim da exigência do uso de máscaras também está entre as medidas, porém, este só será possível em razão da efetividade das políticas públicas.
Fonte: Notícias R7