Conheça a jovem barbacenense que tem ceratocone e entenda sobre essa doença dos olhos

O hábito de coçar ou esfregar os olhos pode ferir de forma irreversível sua visão. Uma ação que parece natural, além das infecções bacterianas, pode causar danos na córnea e ao globo ocular, ocasionando com isso, doenças que não tratadas corretamente, podem resultar na cegueira. Uma dessas doenças é o chamado ceratocone que acomete milhares de brasileiros. 

Larissa é uma adolescente barbacenense, de 15 anos, que tem ceratocone e precisa fazer um procedimento. Sua mãe, Laura, iniciou uma campanha de arrecadação para a cirurgia que pode ajudar bastante. Laura conta que a Larissa já usava óculos, mas em 2020 sua visão começou a piorar. O médico pediu exames e constatou que ela estava com ceratocone.

Para as pessoas que desejam ajudar, Laura realiza a campanha do pix solidário, a chave é: 32 84408617. Além do pix, ela também está vendendo rifas em prol da cirurgia de Larissa, quem desejar pode entrar em contato pelo mesmo número. Também será realizado um bingo solidário e podem ser doadas prendas para o evento.  

A menina de 15 anos ainda desabafa: “Para mim a cirurgia vai ajudar bastante, principalmente na escola, porque eu não consigo ver a matéria que os professores passam no quadro”.

A oftalmologista Débora Laguardia explica que o ceratocone é uma doença que ocorre na córnea do olho, a camada transparente do olho, essa camada vai se deformando e se tornando pontuda. Ela também conta que os sintomas são “Embaçamento visual, sensibilidade à luz, que é a fotofobia, quem tem ceratocone tem um tipo de grau chamado astigmatismo, que desfoca as imagens, o diagnóstico é feito através da consulta oftamologica”.

Débora explica ainda que o ceratocone acomete 2% dos brasileiros e que, apesar de não ter cura, hoje em dia existem tratamentos que podem impedir a progressão.