MPF recomenda à concessionária que faça reparos de emergência em vários trechos da BR-040

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Via 040, empresa que detém a concessão da BR-040, para que faça reparos na rodovia, especialmente em 15 locais vistoriados pelo MPF, do trecho que vai do km 533, do Jardim Canadá, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao km 614, próximo a Congonhas, na região Central do estado.

A vistoria foi realizada após os massivos danos na pista e na sinalização, provocados pelas chuvas ocorridas no período entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. O procurador da República Fernando Martins, autor da recomendação, estabeleceu prazos para a resolução de cada um dos itens apontados, que vão de 15 a 90 dias para a solução do problema. 

No primeiro trecho indicado, o MPF pede que a concessionária corrija a sinalização, que foi considerada insuficiente, no acesso ao Jardim Canadá (Posto Chefão) e região, indicando as localidades do entorno, além de sinalizar melhor a existência da pista lateral. 

Já no trecho onde ocorreu o transbordamento do dique da Vallourec, entre os quilômetros 560 e 562, foi indicada a necessidade de placa nos dois sentidos avisando sobre o risco e simulação para ativação das equipes da Via 040, em caso de emergência.

A vistoria também indicou problemas de acesso a vários locais onde há risco para os usuários da rodovia, como no trevo de Piedade de Paraopeba, onde há necessidade de controle de tráfego, principalmente em feriados, e a falta de sinalização sobre ressalto no acesso que aumenta o risco para motocicletas. 

Já em Água Limpa (MG), o MPF ressaltou a necessidade de rotatória para impedir acidentes, bem como no trevo de Moeda, o que ajudará no controle de tráfego em feriados.

Nos demais trechos vistoriados foram indicados outros reparos que vão de limpeza de sujeira em drenos a instalação de radar. O trecho vistoriado é considerado crítico em termos de tráfego e risco de acidentes. 

Fonte: Itatiaia