Em tempos de pandemia, um alerta está aceso nos hemocentros de todo o país. A diminuição no número de doadores é notável e preocupa todos os serviços de saúde. Em Minas Gerais, o Hemominas vem realizando uma série de ações para que doadores continuem na missão de salvar vidas. Entre as ações realizadas pelo Hemominas e que visa a segurança de todos os envolvidos, está o agendamento prévio da doação, que deve ser feito por telefone.
Em Barbacena, o posto de coleta avançado do Hemominas segue funcionando às segundas-feiras, de 9h às 16h. O coordenador do Pace Barbacena, Wilson Assis, em entrevista a rádio 93 FM explicou o papel do posto e como funciona o atendimento no local. “O posto de coleta de sangue é responsável pela coleta de sangue e captação de doadores e difere-se dos hemocentros e hemonúcleos, que tem a capacidades e funções diferenciadas da nossa. Nós somos responsáveis apenas pela coleta de sangue e não somos banco de sangue. Todo sangue aqui coletado é enviado para o Hemominas em Juiz de Fora, onde é feito todo o procedimento pós coleta”.
Wilson, esclarece ainda que o funcionamento do Pace segue às segundas-feiras, de acordo com determinação do Hemominas. O coordenador explica que durante a pandemia, foi necessária a redução no atendimento para garantir a segurança dos doadores “Diariamente é realizada a captação de 50 candidatos para doação, este número fixado foi de acordo com o número de cadeiras nas sala de coleta, sendo cada uma realizada em 20 minutos. Então por hora 9 candidatos são atendidos”.
É importante destacar que todas as medidas de prevenção ao coronavírus estão sendo tomadas, possuindo distanciamento tanto nas filas quanto nas salas de coleta. Cada profissional atende somente um voluntário como medida de proteção.
Lembrando que para realizar a doação é importante: ter e estar com boa saúde, não ter sido exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis, não ter tido hepatite após 11 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização deste, com fotocópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos.
Para agendamento e maiores informações o telefone de contato é o 3339-2400.