Chuvas de outubro diminuem média diária de incêndios florestais em Minas

Os focos de incêndio em Minas Gerais diminuíram devido às chuvas que atingiram o estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a média diária de registros caiu de 600 para 114 chamas.

Caso os dias chuvosos continuem, o cenário pode melhorar ainda mais no estado. Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, nos últimos três dias foram 114 ocorrências de incêndio em todo o Estado. Esse número ainda é significativo, mas em comparação ao período mais crítico do mês passado em que as ocorrências chegaram a 600 em três dias, as chuvas auxiliaram na redução dos incêndios florestais.

A chegada da primavera trouxe também a redução das temperaturas médias e o aumento da umidade do ar. Isso faz com que a vegetação fique mais resistente às possibilidades de propagação de incêndios, afirma Aihara. Não somente às chuvas, mas todo o quadro ambiental da estação favorecem cenário de redução dos incêndios.

O Porta voz do Corpo de Bombeiros conta ainda que com a previsão de pancadas de chuvas para os próximos dias, a tendência é que os números reduzam ainda mais. 

Historicamente, o período mais crítico para incêndios em Minas se dá entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro. Portanto, com o fim desse período a expectativa é de serenidade. De qualquer maneira é importante lembrar que apesar de sair do período crítico de seca os cuidados ainda são necessários. Além disso, o período de chuvas intensas entrará em breve, precisando de atenção também, finaliza Aihara.

Fonte: Itatiaia