Durante o primeiro semestre de 2021, o feminicídio foi o único crime que registrou aumento no Estado. Segundo dados da Polícia Militar de Minas Gerais, em média, são registrados, por dia, 400 boletins de ocorrência sobre violência doméstica no estado. Apesar de a Lei Maria da Penha ter sido considerada a terceira melhor norma desse tipo no mundo, o país ocupa a quinta posição mundial no ranking de violência contra as mulheres.
Em Barbacena, cerca de 1.500 ocorrências envolvendo esse tipo de crime já foram registradas neste ano. No Agosto Lilás, mês dedicado ao combate de crimes contra a mulher, todos os policiais civis se unem para dois mutirões, um para medidas protetivas e outro para a conclusão de inquéritos.
O mutirão para pedidos de medidas protetivas acontece a partir das 8h30 da próxima sexta-feira (20) e vai até às 18h do mesmo dia. A PC encaminhará ao poder judiciário o maior número de pedidos de medidas protetivas de urgência que aportarem na delegacia, basta que as vítimas façam o agendamento prévio através do telefone 3339-3036 e compareçam no local.
Já no próximo dia 30 de agosto até o dia 02 de setembro haverá um segundo mutirão, para conclusão de inquéritos policiais. “O nosso objetivo é comemorar o Agosto Lilás com maior números procedimentos sendo remetidos ao poder judiciário para que as providências por parte da justiça possam ser desempenhadas”, esclarece a Delegada Regional da Polícia Cívil, Flávia Murta.
A Delegada falou ainda sobre o ‘X Vermelho’ um alerta que mulheres vítimas de agressões domésticas podem sinalizar. “O X vermelho é um pedido silencioso de socorro para que as mulheres possam apresentar nos seus locais de trabalho, de lazer, enfim, quando ela não puder verbalizar esse pedido de socorro. Ela deve sinalizar com um X na palma da mão de batom vermelho. As pessoas que verem este símbolo devem ser solidárias e orientar essas mulheres a procurar a polícia para que elas sejam orientadas de forma correta”, conclui.
Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM