Alguns leitos covid da cidade serão desabilitados para o tratamento de outras patologias

Após enfrentar o pico da pandemia do coronavírus e em paralelo a uma forte campanha de imunização, Barbacena viu a considerável queda no quantitativo de leitos ocupados.

Em contrapartida, a taxa de ocupação de outras patologias chega a atingir 100%, como por exemplo, na cardiologia e oncologia, referências do hospital Ibiapaba.

Desta maneira, após um entendimento da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) e Hospitais do Município com leitos Covid (Santa Casa, IMAIP e Ibiapaba CEBAMS) foi realizada de forma estratégica a desabilitação de alguns leitos exclusivos Covid-19 para
viabilizar o incremento de maior oferta assistencial nas respectivas referências das instituições hospitalares.

Considerando esta estratégia, mediante o cenário favorável que se apresenta, com a redução na taxa de ocupação de leitos Covid, e viabilizando a necessidade de estruturar as especialidades médicas nas referências hospitalares, o número de leitos Covid ficaram da seguinte forma:

Hospital Ibiapaba: Não haverá mais atendimento exclusivo de Covid-19.

Hospital Policlínica IMAIP: O hospital terá 16 leitos exclusivos clínicos para Covid-19, eram 21. Os 20 leitos UTI exclusivos Covid irão se manter

Hospital Santa Casa: Serão ofertados quatro leitos clínicos, eram 10. Os 10 leitos exclusivos de UTI covid continuam.