Professora Patrícia Carvalho fala sobre o curso de Fisioterapia do Unipac Barbacena

O Unipac Barbacena está com matrículas abertas para o vestibular de 2021. Dentre as opções de cursos oferecidos está o de Fisioterapia. A professora Patrícia Carvalho fala sobre a graduação e sobre o mercado de trabalho para os fisioterapeutas. 

Em primeiro lugar, a professora explica que os mecanismos e ações que envolvem o aprendizado do aluno no curso de fisioterapia estão relacionados às disciplinas que envolvem contextos bioéticos, ambientais, sociais e psicológicos. “Os alunos estudam os aspectos celulares, anatômicos, fisiológicos e patológicos que envolvem algumas disciplinas como bioquímica, microbiologia, patologia, imunologia, anatomia humana, neuroanatomia, fisiologia humana e do exercício. Além disso, o estudo do movimento humano é um de nossos pilares centrais e são diversas as disciplinas sobre o assunto. Os alunos também participam de práticas multidisciplinares, pesquisas, publicações em periódicos, eventos de extensão e estágios supervisionados.”

Em relação aos diferenciais da graduação, a Patrícia conta que a Clínica Escola Vera Tamm de Andrada contém estrutura ampla e bem equipada, permitindo a articulação do aluno com as demais áreas de formação da saúde. “Os estágios são diversificados em áreas como traumato ortopedia, pilates, amputação e órtese prótese, fisioterapia neurofuncional, atenção primária em saúde e fisioterapia respiratória e hospitalar. Vale lembrar ainda que nosso curso é nota quatro no enade”, ressalta. 

A professora afirma ainda que antes do início da pandemia, já havia um expressivo número de egressos do Unipac atuantes no mercado de trabalho. Porém, ela explica que com a pandemia e o crescimento e valorização da fisioterapia existe atualmente uma carência de profissionais habilitados. “Uma amostra de nossos números estão registradas na última pesquisa de egressos. Na área de fisioterapia respiratória, nos quatro hospitais da cidade são 81 fisioterapeutas. Destes, 71 são formados pelo Unipac. Também temos ex-alunos atuando em clínicas, atendimentos domiciliares, traumatologia e ortopedia, clínicas e estúdios de pilates, dermatofuncional, em diversas prefeituras e programas de saúde da família.”

Cerca de 50% dos profissionais atuantes no curso de fisioterapia do Unipac são ex-alunos, incluindo a coordenadora, o que comprova o compromisso com a qualificação constante dos profissionais e valorização dos alunos, é o que conclui a professora.

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 Fm