A melhora de todos os indicadores da covid-19 em Minas Gerais levam o estado à fase de maior controle da pandemia desde o início do ano. O dado foi apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira (15/7).
As macrorregiões Noroeste e Sul progrediram para a onda amarela, se juntando a Centro, Centro-Sul, da qual Barbacena faz parte, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte.
A região Sudeste vai para onda verde. Ela se junta à macro Vale do Aço. Apenas as regiões Leste do Sul, Nordeste e Triângulo do Sul foram mantidas na onda vermelha.
Com o progresso da vacinação e a melhora dos indicadores da covid-19, o Comitê revisou o protocolo do Minas Consciente e criou regras para a realização de grandes eventos. As mudanças passam a valer no dia 15 de agosto.
As principais alterações se referem ao distanciamento e à capacidade máxima de lotação dos espaços, e atingem especialmente os setores mais afetados pelas restrições da pandemia, como Eventos e Turismo. As mudanças passam a valer no dia 15 de agosto.
Ficaram decididos a flexibilização do distanciamento padrão para 1,5 metros; o aumento nas lotações máximas de espaços, conforme a onda do Minas Consciente; e regras específicas para a viabilização de grandes eventos de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, por um tempo pré-determinado.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, as novas regras, aprovadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes), se basearam em experiências bem-sucedidas em outros países.
Os novos protocolos poderão ser atualizados conforme as mudanças no cenário epidemiológico em Minas.
Regras mínimas
– Entrada do evento: aferição de temperatura, controle no fluxo de acesso e acesso com hora marcada;
– Distanciamento de 1,5 metros: a ser aplicado em filas, entre cadeiras/assentos e também no cálculo da capacidade;
– Apresentação de documento de imunização presumida: cartão de vacinação que comprove imunização completa superior ou igual a 15 dias OU PCR ou laudo médico com positividade para covid-19 (entre 15 e 90 dias).
*É obrigatório comunicar as regras aos participantes e facilitar a devolução do ingresso.
Regras por onda
Vermelha
– Lotação máxima de 50 pessoas ou 10% da capacidade em ambientes fechados; 30% da capacidade em ambientes ao ar livre;
– Duração máxima de 5 horas;
– Horário permitido: entre 8h e 21h.
Amarela
– Lotação máxima de 300 pessoas ou 30% da capacidade em ambientes fechados; 600 pessoas ou 50% da capacidade em ambientes ao ar livre;
– Duração máxima de 6 horas;
– Horário permitido: entre 7h e 23h.
Verde
– Lotação máxima de 50% da capacidade em ambientes fechados; sem limite de lotação em ambientes ao ar livre;
– Duração máxima de 12 horas;
– Sem restrição de horário.
Fonte: Agência Minas