Um morador de Viçosa, cidade da Zona da Mata, é suspeito de burlar o sistema e receber ao menos quatro doses de vacinas contra o novo coronavírus.
Foi informado pela prefeitura da cidade mineira que o idoso, de 61 anos, compareceu a uma unidade de saúde informando que havia “perdido sua data correta de vacinação”. Portando apenas o CPF, ele conseguiu ser vacinado.
A situação foi identificada pela Coordenação do Setor de Atenção Primária em Imunizações logo após a aplicação da vacina, quando o setor conferiu os dados do suspeito.
A Prefeitura de Viçosa descobriu que o suspeito havia sido vacinado com a 1ª e a 2ª dose da Coronavac, em Viçosa, havia recebido uma dose da Astrazeneca, no Rio de Janeiro, e a última dose da vacina recebida por ele foi da Pfizer, também em Viçosa.
Segundo a nota, a prefeitura afirmou que o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde está reforçando sua auditoria e conferência de dados da população para evitar ao máximo situações como esta.
Além disso, após a constatação do crime, a Procuradoria-Geral do Município para a tomada de medidas de cunho social e administrativo, e também o Ministério Público, para fins criminais.
O Executivo lembra ainda que qualquer cidadão que tomar mais de duas doses de imunizantes contra a Covid-19 está sujeito a implicações dadas por lei.
FONTE: ITATIAIA