Cientistas desenvolvem marcapasso sem fio que se dissolve no corpo

Pesquisadores das Universidades de Northwestern e George Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram um marcapasso de uso temporário que se dissolve no corpo, reduzindo assim as chances de infecção ou de cirurgias para a retirada do equipamento.

Os marcapassos temporários podem ser utilizados por pessoas que necessitam do aparelho somente por um curto período de tempo ou enquanto esperam por um aparelho permanente.

“Às vezes, os pacientes precisam apenas de marcapassos temporariamente, talvez após uma cirurgia cardíaca aberta, ataque cardíaco ou overdose de drogas”, explicou Rishi Arora, cardiologista da Northwestern Medicine e um dos autores do estudo.

Diferentemente dos modelos atuais, a versão biodegradável pesa menos de 0,5 grama, não necessita de bateria e é controlado e programado inteiramente por um aparelho externo, que consegue determinar seu tempo de atuação.

Feito exclusivamente com materiais compatíveis com o corpo humano, o marca-passo se dissolve e é absorvido pelo corpo por processos biológicos naturais após um período de cinco a sete semanas.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica “Nature”.

Até o momento, a equipe testou o dispositivo em corações de camundongos e coelhos, assim como em fatias de coração humano. Em animais vivos, o dispositivo foi testado apenas em cães e ratos.

“Após a conclusão da terapia, os dispositivos desaparecem completamente através de processos biológicos naturais”, afirmam os pesquisadores.

Fonte: G1